Palestra orienta gestantes de Piracuruca sobre alimentação saudável

A nutricionista Cibelle Abreu deu dicas para o período gestacional e pós-parto

A Unidade Básica de Saúde Três Lagoas realizou, na manhã dessa quarta-feira (20), uma palestra de orientação para o grupo de gestantes da comunidade. Durante a conversa, a nutricionista Cibelle Abreu deu dicas sobre alimentação saudável durante a gestação e no pós–parto.

A nutricionista Cibelle Abreu explica que durante a gestação as necessidades nutritivas das mulheres aumentam em razão das modificações no corpo da gestante e do crescimento e desenvolvimento do feto.

“Nesse período é aconselhável uma dieta com ingestão de proteínas, como o leite, carnes, ovos, legumes e cereais, que são fundamentais para a produção de células e dos tecidos do feto. Além disso, é essencial consumir fibras para ajudar da digestão e ingerir de 6 a 8 copos de água por dia”, lista a nutricionista. 

A recomendação é que as gestantes evitem o excesso de sal, gorduras e açúcares durante o período gestacional. “O consumo exagerado pode provocar obesidade, diabetes gestacional e pressão alta, além de prejudicar o crescimento do feto. Seguindo uma alimentação saudável, o esperado é que ao longo dos noves meses de gestação, a gestante tenha um aumento médio de peso entre 10 a 12 kg”, explica Cibelle Abreu.

Keully Nayara Magalhães, chefe de Enfermagem da UBS Três Lagoas, reforça que as gestantes da região recebem todo o acompanhamento médico durante o pré-natal. “O grupo de gestante recebe também orientações de especialistas como a nutricionista Cibelle Abreu. A cada mês trazemos um profissional para orientar as futuras mamães quanto aos cuidados necessários durante o período gestacional”, encerra a enfermeira.