Secretarias municipais prestam contas das ações realizadas no triênio 2013-2015 em Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca reuniu cinco secretarias e seus respectivos gestores para uma prestação de contas das ações realizadas entre os anos de 2013 a 2015. O encontro aconteceu nessa segunda-feira (11), no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF).

O prefeito Raimundo Alves Filho destaca que as equipes das secretarias e demais órgãos do núcleo gestor têm alcançado as metas traçadas ainda no início da gestão. “Trabalhamos de forma séria para investir corretamente os recursos públicos, com o intuito de melhorar a vida do morador da cidade em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança”, ressalta.

As secretarias de Saúde, do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, de Esporte e Lazer e a Procuradoria Geral do Município apresentaram o relatório das ações realizadas nos últimos três anos.

Semtcas

A Secretaria direcionou as suas ações considerando as áreas que apresentam vulnerabilidades e riscos sociais. Foram ofertados serviços de proteção social básica e especial, através das ações particularizadas e de acompanhamento familiar. Crianças, adolescentes e idosos foram beneficiadas com serviços de convivência, através das políticas públicas que fazem parte do sistema de garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para Conceição Veras, técnica da Semtcas, a Secretaria avançou na consolidação da política municipal de assistência social. “Trabalhamos em prol da garantia de direitos e conseguimos atender bem a população que necessita desses serviços. A experiência nos mostra que juntos podemos ter resultados ainda melhores na política de assistência social em 2016”.

Secretaria de Cultura

A secretária Maurione Pessoa destaca que nos últimos três anos a Secretaria de Cultura investiu na valorização da produção cultural, na descentralização dos processos culturais, além da valorização do patrimônio histórico piracuruquense, através de parcerias com outras secretarias, organizações sociais e a sociedade civil.

Entre as ações fixas da secretaria estão: Piracuruca Fest, Carnaval do Povo, o Corso e a festa de réveillon com a tradicional queima de fogos no Complexo Cultural da Prainha.

Procuradoria Geral do Município

A procuradora do município, Ivonalda Almeida, destaca que a organização da pasta deu celeridade aos processos da esfera administrativa. “Exercemos funções estratégicas de planejamento, orientação, coordenação, controle e revisão para oferecer condições de tramitação mais rápida aos processos administrativos”.

Secretaria de Saúde

O secretário de Saúde, Valderi Machado, destacou os investimentos na estrutura das unidades básicas de saúde, assim como na equipe multiprofissional. “O trabalho é contínuo desde a atenção básica, passando pela atenção especializada e nos atendimentos de média complexidade. Também realizamos ações de promoção e prevenção à saúde e dispomos de boa estrutura na rede municipal de saúde para atender a população”, afirmou Valderi Machado.

Secretaria de Esporte e Lazer

O secretário Luciano Brito destaca os investimentos para reestruturar as praças esportivas da zona urbana e rural de Piracuruca. Além disso, a secretária organizou um cronograma de torneios em diversas modalidades. Jogos escolares e campeonatos de futebol amador estão entre as principais ações voltadas para o resgate do esporte no município.

“A prestação de contas das ações nos mostra o que deu certo e poderá ser levado para 2016. Vamos manter o cronograma anual de atividades da secretaria destacando a passagem da Tocha Olímpica em Piracuruca, no dia 10 de Junho. Nosso município foi escolhido e fará uma bonita festa para marcar a nossa participação nas Olimpíadas 2016”, destaca Luciano Brito.