Projeto Rondon inicia suas atividades em Piracuruca

O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo Ministério da Defesa, em colaboração com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC.

O projeto promove atividades de extensão universitária levando estudantes voluntários no seu período de férias acadêmicas às comunidades carentes e isoladas do interior do país, onde participam de atividades de caráter notadamente assistencial, organizada pelo governo.

Na manhã de domingo (19) foi lançado no Piauí e Maranhão o Projeto Rondon, o evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde foi marcada o início da Operação Velho Monge.

O Secretário Municipal de Saúde de Piracuruca, Valderi Machado, recebeu nesta segunda-feira, 20, a visita da equipe do Projeto Rondon, coordenada pela professora Luciana.

A Prefeitura recepcionou os integrantes do projeto e está dando total apoio a equipe, que tem um importante papel assistencial.

O grupo é formado por 20 voluntários entre instrutores e estudantes universitários de diversas áreas: Gestão Pública, Irrigação e Drenagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Ciências Biológicas, Terapia Ocupacional entre outras. A intenção é fazer com que as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.

Durante as operações, os universitários realizarão diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, lazer, esporte, educação, meio ambiente, trabalho, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos pelos estudantes.

As atividades do Projeto Rondon no município encerram dia 01 de fevereiro.