Plenária discute ações para proteção e valorização dos idosos em Piracuruca

Para Hermínio de Sousa Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso, é fundamental que o poder público ouça as reivindicações dos idosos para construir políticas públicas eficazes

O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura de Piracuruca e com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), realizou no dia 23 de junho, a 1º Plenária dos Direitos da Pessoa Idosa de Piracuruca, com a finalidade de discutir o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de todas as idades”, tema da Conferência Nacional dos Idosos 2015 que vem sendo discutido ao longo deste mês em todos os municípios brasileiros.

A assistente social da Semtcas, Conceição Veras, destaca que a rede de proteção à pessoa idosa em Piracuruca desenvolve ações que estimulam o empoderamento desse grupo de pessoas. “Nos Centros de Referências em Assistência Social e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos são ofertadas atividades culturais e de artesanato que valorizam os talentos de nossos idosos”, exemplifica.

O psicólogo Davi Magalhães e a assistente social Taís Veloso apresentaram aos idosos, à equipe técnica da Semtcas e aos membros do Conselho Municipal dos Idosos, os direitos do idoso e a rede de serviços ofertados pela Prefeitura de Piracuruca para a proteção e valorização da pessoa idosa.

A Plenária aconteceu no auditório da Usina de Cultura de Piracuruca. O grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Guarani, acompanhados pelos idosos atendidos no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da comunidade Três Lagoas, abriram o evento com uma apresentação cultural.

Idosos pedem garantia de direitos

Para Hermínio de Sousa Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso, é fundamental que o poder público ouça as reivindicações dos idosos para construir políticas públicas que atendam às necessidades deste grupo de pessoas. “Os idosos de Piracuruca compareceram ao evento para dar as suas contribuições na elaboração de políticas públicas que garantam o respeito e coloque o idoso como protagonista”, destaca.

Francisca das Chagas Silva, é atendida pelo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e afirma que agora é mais valorizada. “Faço 97 anos neste mês e sigo com minhas atividades e participando de todas as ações dos Serviços de Convivência dos Idosos em Piracuruca. Além disso, os nossos direitos também devem ser respeitados, pois já contribuímos muito ao longo da vida”, reforça.

Maria do Carmo, que é atendida no Centro de Referência em Assistência Social da comunidade Três Lagoas, avalia que a Plenária é importante para a garantia de seus direitos. “Somente assim seremos respeitados e teremos garantidos os nossos direitos”, finaliza.