Prefeitura de Piracuruca mobiliza alunos e agricultores para o Dia do Meio Ambiente

A Prefeitura de Piracuruca reuniu alunos e agricultores, nesta segunda-feira (1), no Centro de Educação Ambiental e Assessoria (Ceaa) para uma série de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado em 5 de junho. A ação foi promovida através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento.

A primeira semana de junho é considerada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Durante estes dias, as cidades de todo o país promovem ações que reforçam o uso consciente dos recursos naturais. Em Piracuruca, as ações aconteceram no Centro de Educação Ambiental e Assessoria (Ceaa).

Na ocasião, alunos e agricultores assistiram à palestra que debateu o uso sustentável da água. Além disso, foi lançada a campanha Um Milhão de Mudas. Alunos e agricultores da zona rural de Piracuruca também apresentaram suas experiências com o uso racional da água. O secretário do Meio Ambiente, José Francisco de Sousa, destaca que a parceria com Ceaa permite a orientação da produção agrícola e o uso consciente dos recursos naturais de Piracuruca.

Maria da Luz Fonseca, coordenadora do Ceaa, ressalta que o encontro com estudantes e agricultores é importante para discutir a preservação do meio ambiente. “No evento também lançamos a Campanha Um Milhão de Mudas, que vai até 1º de Junho de 2017 e estimula a preservação da flora. Além disso, também chamamos atenção para a importância da preservação das águas, em especial, o cuidado com o Rio Piracuruca, maior fonte natural para a produção agrícola no município”, comenta.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Raimundo de Brito Neto, a parceria com o Ceaa e com a Secretaria de Meio Ambiente dará condições para que a agricultura familiar no município seja ampliada sem agredir os recursos naturais. “A assistência técnica às comunidades rurais para que a produção agrícola seja efetiva é uma de nossas responsabilidades. Inclusive, para municípios circunvizinhos como São José do Divino, Barras, Batalha e Esperantina”, esclarece.

Agricultura familiar e distribuição de sementes

Os agricultores familiares da zona rural de Piracuruca trouxeram para o Centro de Educação Ambiental e Assessoria (Ceaa) os resultados práticos das orientações técnicas que recebem da equipe mensalmente. A feira expôs a produção agrícola que é comercializada a cada segunda-feira na feira livre no centro de Piracuruca.

A agricultura Idalina Cardoso, do assentamento Jatobá, em Piracuruca, comemora a boa produção deste ano. “A colheita foi boa, e com a renda consigo manter as minhas despesas da minha casa. Produzo milho, macaxeira, pimentinha e cheiro verde. A produção é vendida toda semana na feira livre de Piracuruca”, explica.

Para ampliar o conhecimento e inserir novas possibilidades de cultivo no setor produtivo agrícola do município, o evento também expôs um banco de sementes. O estudante de agronomia, Claudionor Filho, orientou os agricultores. “Trouxemos novas sementes e recebemos em troca as sementes trazidas pelos agricultores. Com isso, é possível a inserção de novas culturas no campo agrícola de Piracuruca”, explica.

Raimundo de Brito Neto, secretário de Agricultura e Abastecimento, acrescenta que a parceria com o Ceaa possibilitará, nos próximos meses, a ampliação da feira dos agricultores familiares de Piracuruca.