Prefeitura de Piracuruca faz mutirão contra o HPV

A Prefeitura de Piracuruca iniciou a campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano, conhecido como HPV. A ação, iniciada na última segunda-feira (1º), está sendo feita pela Secretaria Municipal da Saúde em todas as escolas do município. A ação, segue até o próximo dia 12 de junho.

A campanha contra o HPV é destinada às meninas que têm entre 9 e 13 anos de idade. Além da vacinação, a equipe formada por enfermeiros e agentes de saúde que percorre as unidades escolares também está desenvolvendo um trabalho de conscientização acerca da importância da imunização, que ocorre em três etapas.

A responsável pela vacinação, Tuane Fontenelle, explica a necessidade da prevenção no combate ao câncer do colo do útero. “É de fundamental importância que todas as meninas se previnam, pois, muitas mulheres perdem a vida por causa do câncer de colo do útero, cuja incidência ocorre, principalmente, em virtude do HPV”, frisa.

Márcia Fernanda, diretora do Centro Integrado do Ensino Fundamental (Cief), destaca o apoio das equipes de saúde e da secretaria municipal da Saúde no combate ao HPV. “Hoje as meninas estão recebendo uma vacina muito importante. As equipes de saúde e a secretaria da Saúde estão fazendo um belo trabalho, que poderá salvar muitas vidas”, afirma.

O HPV é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão é por meio da relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto.