29 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura de Piracuruca inicia campanha de combate à dengue

As equipes de saúde irão orientar as famílias piracuruquenses

Um esforço concentrado da Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá reunir todos os profissionais da atenção básica e os Agentes Comunitários de Saúde em uma campanha para combater a proliferação do mosquito da dengue no município.

O objetivo é envolver toda a comunidade na ação que é contínua e, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, já apresenta resultados positivos. “É importante que a população receba as equipes de saúde e siga as orientações no sentindo de evitar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Nos últimos anos temos reduzido os números de casos de dengue e contamos com o apoio de toda a população nessa tarefa”, reforça Valderi Machado.

Os Agentes Comunitários de Saúde receberam as orientações sobre a campanha, nessa quinta-feira (28), durante reunião com secretário de Saúde, Valderi Machado.

Nesta sexta-feira (29), as equipes de saúde iniciam a campanha de combate à dengue visitando o bairro Três Lagoas. A equipe de saúde da UBS Três Lagoas e a Agente Comunitária de Saúde Rosário Negreiros irão percorrer o bairro orientando os moradores. A cada sexta-feira as equipes de saúde visitarão uma região da cidade.

As visitas às residências continuarão na próxima segunda-feira (1º). As equipes de saúde irão orientar as famílias piracuruquenses sobre como combater o mosquito e os focos de larvas, com a distribuição de panfletos com as principais dicas, sacos de lixo e a vistoria nos imóveis.

A campanha irá visitar todos os bairros da zona urbana de Piracuruca e deverá ser estendida para a zona rural do município. Para completar a ação serão realizados mutirões de limpeza nos bairros. O calendário será divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Números da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, em 2013, apenas 49 casos de dengue. Em 2014, as ações preventivas mantiveram estáveis os casos de dengue, também com 49 casos registrados. Em 2015, Piracuruca registrou apenas 19 notificações. Com a campanha e com as inspeções sanitárias nos bairros, a expectativa da Prefeitura de Piracuruca é reduzir ainda mais os casos de dengue no município.

Fonte: Ascom Piracuruca