01 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Caminhada em Piracuruca faz alerta sobre o câncer de mama

A ação alertou a população, especialmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama e do câncer de colo do útero

As ações alusivas ao Outubro Rosa em Piracuruca continuam e envolvem toda a comunidade de Piracuruca. Nesta quinta-feira (15), uma caminhada pelas ruas do centro da cidade concentrou profissionais da saúde e alertou a população, especialmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Unidade Básica de Saúde São Raimundo.  A aposentada Rita de Cássia acompanhou a caminhada e ressaltou a importância de ações de conscientização para que todas as mulheres saibam como se prevenir. “Nós, mulheres, precisamos no cuidar, pois os casos de câncer de mama tem avançado em todo o país. Eu tive câncer, consegui diagnosticar cedo, fiz todo o tratamento, incluindo a quimioterapia e estou curada”, conta.

O médico César Melo, da Unidade Básica de Saúde Três Lagoas, também participou da caminhada e destaca que as mulheres atendidas pela UBS têm procurado informações sobre a prevenção ao câncer de mama. “As mulheres jovens devem criar o hábito de fazer exames regulares, pelo menos a cada semestre. E as mulheres com mais de 40 anos precisam fazer, obrigatoriamente, a mamografia e a ultrassonografia anualmente. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, recomenda.

Gláucio Barros, médico da UBS do centro de Piracuruca, avalia que os altos índices de câncer de mama também estão relacionados à falta de informação. “As ações de conscientização são fundamentais para orientar todas as mulheres. Os sintomas do câncer de mama só serão notados quando a doença já estiver fase avançada. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e reduz a necessidade de fazer a mastectomia, que é a retirada da mama, o que é muito complicado para as mulheres”, considera.

A enfermeira Keully Nayara, da UBS Três Lagoas, recorda que a prevenção deve ser durante todo o ano. “Em outubro nós informamos as mulheres e toda a comunidade sobre a importância dos exames e do atendimento disponível na rede municipal de saúde. Nas Unidades Básicas de Saúde ensinamos o autoexame da mama e acompanhamos todas as pacientes que buscam atendimento nos postos de saúde de Piracuruca”, conclui.

Em Piracuruca, após o Outubro Rosa, a Prefeitura já articula o Novembro Azul, que irá conscientizar toda a população, em especial os homens, quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Fonte: Ascom Piracuruca