Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

SCFV 07 a 12 anos

O que é?

Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

Etapas para a realização deste serviço

Ao ser atendido o usuário preenche uma ficha cadastral com seus dados e o serviço solicitado e é informado que sua solicitação será atendida de forma imediata

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros; - Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC; - Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; - Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter.

Forma de Atendimento Presencial

Grupal.

Regularidade da Oferta

Segunda-feira a sexta-feira de 08h as 10:30h e 14:00h as 16:30h

Taxa / Tarifa

Sem taxas

Informações de Acesso

Demanda espontânea, encaminhamentos e busca ativa.

Metodologia Utilizada

Acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; informação; banco de dados de usuários e organizações; elaboração de relatórios e/ou prontuários; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania

Locais de prestação do serviço

Centro de Referência de Assistência Social Três Lagoas/ Centro de Referência de Assistência Social Fátima

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

em média 20 minutos

Padrão de qualidade esperada

excelente

agendamento

imediato

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS

Endereço: Rua Coronel Tote Machado, S/N, Centro, em frente à Praça do Camelódromo, Piracuruca – PI
Setor Responsável: Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS
Horário de Atendimento: 07:30h às 12:00h, 13:30h às 17:00h

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