Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

O que é?

PAEFI - Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

Etapas para a realização deste serviço

Ao ser atendido o usuário preenche uma ficha cadastral com seus dados e o serviço solicitado e é informado que sua solicitação será atendida de forma imediata.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Usuários e população em geral

Forma de Atendimento Presencial

Os usuários são atendidos através das seguintes intervenções preconizadas nos manuais de orientações disponibilizados pelo Governo Federal: -Acolhida; -Escuta; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Monitoramento e avaliação do serviço; -Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Atendimento psicossocial; -Orientação jurídico-social; -Referência e contrarreferência; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Apoio à família na sua função protetiva; -Acesso à documentação pessoal; -Mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais; -Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Trabalho interdisciplinar; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários; -Estímulo ao convívio familiar, grupal e social; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio.

Regularidade da Oferta

De segunda à sexta, de 07:30h às 12:00h, de 13:30h às 17:00h.

Taxa / Tarifa

Sem taxas

Formas de Prestação de Serviços

- Por identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social; - Por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurança Pública; - Demanda espontânea. Através das seguintes intervenções: -Acolhida; -Escuta; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Monitoramento e avaliação do serviço; -Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Atendimento psicossocial; -Orientação jurídico-social; -Referência e contrarreferência; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Apoio à família na sua função protetiva; -Acesso à documentação pessoal; -Mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais; -Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Trabalho interdisciplinar; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários; -Estímulo ao convívio familiar, grupal e social; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio.

Informações de Acesso

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Endereço: Rua Coronel Tote Machado, S/N, em frente à Praça do Camelódromo, Centro, Piracuruca-PI. Telefone: (86) 3343-1747.

Metodologia Utilizada

-Acolhida; -Escuta; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Monitoramento e avaliação do serviço; -Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Atendimento psicossocial; -Orientação jurídico-social; -Referência e contrarreferência; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Apoio à família na sua função protetiva; -Acesso à documentação pessoal; -Mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais; -Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Trabalho interdisciplinar; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários; -Estímulo ao convívio familiar, grupal e social; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio.

Locais de prestação do serviço

Sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, nas residências dos usuários atendidos através dos procedimentos de visita, e via articulação com outras instituições, através dos procedimentos de visitas institucionais.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

em média 20 minutos

Padrão de qualidade esperada

excelente

agendamento

Imediato

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS

Endereço: Rua Coronel Tote Machado, S/N, Centro, em frente à Praça do Camelódromo, Piracuruca – PI
Setor Responsável: Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS
Horário de Atendimento: 07:30h às 12:00h, 13:30h às 17:00h

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