Prefeitura mobiliza população contra o abuso de crianças e adolescentes

A caminhada “Todos pela proteção”, com o objetivo de convocar toda a sociedade para combater a violação dos direitos da criança e do adolescente

Prefeitura de Piracuruca promoverá, nesta quinta-feira (28), a caminhada “Todos pela proteção”, com o objetivo de convocar toda a sociedade para combater a violação dos direitos da criança e do adolescente. A concentração será em frente ao prédio do Creas, a partir das 16h30, e percorrerá as principais ruas da cidade, com saída da Praça do Camelódromo em direção ao Complexo Cultural Prainha.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), através do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), e visa lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marineusa de Sousa, a caminhada é também um alerta para a população, buscando reforçar a importância das denúncias e incentivar que as vítimas busquem a rede de proteção.

“O Conselho Tutelar de nossa cidade e o Disque 100, canal de denúncia da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, são as principais ferramentas para a proteção de nossas crianças e adolescentes. É papel do governo e das famílias cuidarem da integridade e da garantia dos direitos de nossas crianças e jovens”, declara.

Atuação em rede para proteção de crianças e adolescentes

As ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes iniciaram nesta quarta-feira (27) com debates sobres os desafios e possibilidades da Política de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é estimular a atuação em rede.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Anne Mary Cerqueira, ressalta que a conscientização de toda a sociedade é o principal mecanismo para reforçar a atuação em rede de órgãos como o Creas e o Centro de Assistência Social (Cras) nas comunidades mais vulneráveis. “A atuação em rede também conta com a parceria das escolas do município, onde o trabalho de conscientização é iniciado”, completa Anne Mary Cerqueira, que representou o prefeito Raimundo Alves Filho na solenidade.

Conceição Veras, coordenadora das ações técnicas da Semtcas, ressalta que Piracuruca adere anualmente à campanha nacional “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. “Convocamos todos os atores sociais que atuam na rede de proteção da criança e do adolescente para ações coletivas durante todo o mês de maio. Nosso trabalho é no sentido de reduzir os registros dos casos de abuso sexual que ainda ocorrem em nosso município”, reforça.

Participaram do debate, representantes do Conselho Tutelar; o secretário de Saúde Valderi Machado; Luiz Carlos, secretário da Juventude; Mauryone Pessoa, secretária de Cultura; representantes do Ministério Público e o delegado de polícia Ricardo Oliveira.

A data - 18 de maio é o Dia Nacional de Mobilização contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A flor amarela, que é o símbolo da data, chama a atenção para a causa. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, e escolhida em memória da menina Araceli, assassinada em um crime bárbaro, cometido em 1973. Desde 2000, as ações que marcam este dia têm como objetivo mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e opinião pública sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.