Inicia em Piracuruca a Campanha de Doação de Sangue, Participe!

Na manhã desta sexta-feira (21/03) iniciou-se em Piracuruca uma importante campanha "Doe sangue, Doe Vida" uma parceria HEMOPI e Prefeitura Municipal, a ação irá ocorrer até a sábado (22).

Dr. Othon que é o Coordenador da Agência Transfusional (Banco de Sangue), que é sediado no Hospital Municipal, sentiu a necessidade de realizar essa campanha de doação de sangue e convocou o HEMOPI - Unidade de Coleta Externa que é supervisionado pela Sra. Hortência para está hoje em Piracuruca (21/03), pois encontrou apoio tanto da Secretaria de Saúde como também da Prefeitura Municipal para realizar este evento.

Esta campanha de doação de sangue é realizada uma vez por ano em Piracuruca, e a demanda para se solidarizar a este evento é muito grande, visto que em um único dia chega a ser coletada 100 bolsas de sangue.

O HEMOPI mobilizou 16 funcionários para auxiliar nesta campanha que encerra neste sábado (22/03). Todo o processo de coleta e encaminhamento das bolsas deve ser realizado de forma ágil, pois o sangue também tem prazo de validade que é de apenas 42 dias, e a todo momento se necessita deste importante recurso em diversos locais, tanto em hospitais, como em maternidades de todo o Piauí.

A população estava cobrando a presença do HEMOPI, principalmente os doadores que são fidelizados, que querem continuar doando com frequência, então o HEMOPI vindo a Piracuruca dá essa acessibilidade a população, facilita a colaboração das pessoas.

As pessoas que tiverem interesse em realizar a doação devem ter de 16 a 67 anos, quem for menor de idade precisa da autorização prévia do seu responsável formal, é realizado na CEMEPI testes para verificar se é apto a efetuar a doação, o ato é bem simples e rápido para se encher uma bolsa de sangue demora apenas de 5 a 7 minutos e mais 15 para repouso, logo após o procedimento é oferecido um lanche ao doador e em menos de 24 horas o próprio organismo trata de repor a quantidade de sangue transferido. A mulher e o homem podem vir a doar novamente 3 e 2 meses respectivamente após procedimento.

Os benefícios além do mais importante deles que é o ato humano, solidário, de doar sangue além de está salvando vidas, você está renovando suas células sanguíneas, realização de uma bateria de exames,  emissão da carteira de doador de sangue na qual em alguns concursos você pode ficar isento da taxa de inscrição.

“Gostaria de agradecer a todos envolvidos nessa campanha de doação de sangue, a imprensa que é o nosso maior aliado na mobilização, na sensibilização da população, a Secretaria de Saúde do município de Piracuruca, que contribui muito para que esse evento acontecesse, o coordenador da Agência Transfusional Dr. Othon e a Prefeitura Municipal na pessoa do gestor Dr. Raimundo. Também gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar a população de Piracuruca que é extremamente solidária.” Agradeceu Sra. Hortência supervisora de Coleta Externa do HEMOPI.