Prefeitura leva palestra de conscientização sobre trânsito para bairros de Piracuruca

A ação faz parte da Campanha Educativa de Trânsito iniciada no início do mês de julho. A palestra de conscientização apresenta aos moradores as leis recém aplicadas no trânsito de Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca, através da Diretoria do Trânsito (Ditran) em parceria com a Unidade Básica de Saúde e agentes comunitários reuniu, nesta terça-feira (28), os moradores do bairro Três Lagoas para uma palestra de conscientização do trânsito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da comunidade.

A ação faz parte da Campanha Educativa de Trânsito iniciada no início do mês de julho. De acordo com Emiliano Lima, diretor do Ditran, a palestra de conscientização apresenta aos moradores as leis recém aplicadas no trânsito de Piracuruca.

Com o tema “A vida é o melhor caminho”, a palestra conduzida por Emiliano Lima, diretor do Ditran, questiona os moradores sobre quem faz o trânsito em Piracuruca. “O questionamento traz a reflexão quanto às barreiras que temos nas vias públicas de nossa cidade e de que maneira poderemos melhorar. Os números de acidentes envolvendo veículos e até mesmo pedestres ainda são altos. A obediência às leis de trânsito, sem dúvidas, reduzirão esses números”, pondera.

A Legislação de Trânsito Brasileira orienta os condutores para uma direção defensiva, de modo que os acidentes sejam evitados. Neste sentido, a Ditran em Piracuruca segue com a campanha educativa orientando a população, por exemplo, quanto ao uso do capacete para os motociclistas e passageiros e do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.

Emiliano Lima acrescenta que os pedestres também estão sendo orientados quando às novas regras do trânsito em Piracuruca. “Os sinais nos cruzamentos e as faixas de pedestres são algumas das ferramentas que contribuem para um trânsito melhor e mais seguro para os pedestres e para os condutores”, observa.

O diretor do Ditran de Piracuruca esclarece que todas as alterações implantadas no trânsito do município foram feitas após um estudo realizado por engenheiros de tráfego. “As mudanças farão do trânsito de Piracuruca um dos mais seguros do Estado e contamos com a colaboração de todos os piracuruquenses”, destaca Emiliano Lima.

Para Keuly Nayara, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Três lagoas, debater as mudanças do trânsito com a comunidade é essencial para que as mudanças sejam assimiladas por todos. “Os agentes de saúde convocaram os moradores do bairro que aderiram ao chamado para entender as novas normas de trânsito implementadas em nosso município. É um debate de interesse da população”, avalia.

Para Lindalva Magalhães, moradora do bairro Três Lagoas, o encontro foi importante para debater as mudanças no trânsito em Piracuruca.  “Precisamos ajudar a organizar o trânsito. Muitos condutores ainda não respeitam as leis e podem provocar acidentes. A responsabilidade é de nós todos, pois é a serviço da nossa saúde e da nossa educação”, encerra.