Conferência debate estratégias para Assistência Social em Piracuruca

O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), realizou a VII Conferência da Assistência Social no município para apresentar e avaliar as ações ofertadas pelos Centros de Referência Assistenciais de Piracuruca.

O psicólogo da Semtcas, Gustavo Souza, destaca que a conferência é uma oportunidade para debater e construir estratégias participativas envolvendo a gestão pública e a comunidade. “Com a colaboração de todos podemos traçar estratégias eficazes para a assistência social em Piracuruca”, reforça.

Com aproximadamente 30 mil habitantes, Piracuruca é considerado um município de pequeno porte II, o que sugere aos gestores da assistência social a elaboração de políticas públicas específicas. “Precisamos pensar novas formas de implementar essas  políticas públicas de modo que possamos melhorar a qualidade de vida dos piracuruquenses”, avalia.

Na conferência também estão sendo avaliados os serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O psicólogo Gustavo Souza acrescenta que o Suas tem permitido avanços positivos na rede de assistência social em Piracuruca. “O desafio é fortalecer o Suas como sistema único, participativo e descentralizado, para atender com qualidade as demandas de nossa comunidade”, considera.

Para Anne Mary Cerqueira, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a VII Conferência de Assistência Social em Piracuruca é a oportunidade de avaliar as ações executadas na área de assistência social. “Além disso, nós reforçamos o convite para que a comunidade participe desses debates e construam as políticas publicas que voltam em forma de serviços nas diversas secretarias em Piracuruca”, encerra.