Piracuruca supera meta estadual e alfabetiza 80% das crianças

Estão alfabetizados os estudantes que sabem ler e identificar informações importantes para a compreensão de textos adequados às suas idades. Piracuruca superou em 20% a meta do programa estadual

A educação infantil em Piracuruca superou a meta do Programa Palavra de Criança, que é de 60% de alunos alfabetizados até os 8 anos de idade, e atingiu quase 80% (79,8%) da alfabetização delas. O programa considera alfabetizados os estudantes que sabem ler e identificar informações importantes para a compreensão de textos adequados às suas idades. O Município, portanto, superou em 20% a meta do programa estadual.

A alfabetização nesta idade é considerada a correta e compõe a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso pela Alfabetização, firmado em 2012, pelo Piauí e os municípios que aderiram ao Programa Palavra de Criança, como é o caso de Piracuruca, que compõe o grupo de 79 cidades piauienses com o compromisso de erradicar o analfabetismo nas séries iniciais.

Fernanda Rayanne Lemos, secretária de Educação de Piracuruca, destaca que o programa Palavra de Criança reforçou as práticas pedagógicas de alfabetização já realizadas pelos professores na cidade. “Os nossos alunos do ensino infantil estudam nas escolas de seus respectivos bairros. Após o ciclo de alfabetização, os alunos são transferidos para o Centro de Ensino Integrado (Cief). Toda a rede de ensino de Piracuruca é habilitada para oferecer um padrão de qualidade aos alunos. Com isto, temos alcançados bons índices educacionais", pontua.

Os educadores da rede municipal de ensino, ainda de acordo com a secretária Fernanda Rayanne, recebem formação continuada para oferecer aos alunos práticas pedagógicas diferenciadas que estimulem o conhecimento e acelerem o processo de ensino e aprendizagem. “Este cuidado é redobrado nas séries iniciais onde a criança precisa ser estimulada para aprender a ler e a escrever na idade correta”, comenta.

UNICEF quer que o Piauí seja exemplo para o mundo

O Programa Palavra de Criança, do qual Piracuruca superou a meta, foi escolhido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgão da ONU, como uma das cinco melhores experiências desenvolvidas na educação brasileira. Com o reconhecimento, o programa, que é desenvolvido pela secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), em parceria com as prefeituras piauienses, será tema de um documentário para divulgar os resultados obtidos no Estado para todo o mundo.

A partir de agosto deste ano, pais e alunos irão narrar as mudanças em suas vidas e os avanços no processo de alfabetização, desde que passaram a fazer parte do Programa Palavra de Criança.

O diretor do Unicef para o Piauí, Ceará e Maranhão, Rui Aguiar, explica que o programa Palavra de Criança nasceu em 2008 em Teresina e se trata de uma ação para alfabetização na idade correta, desenvolvida pelo Instituto ProBem e pelo Unicef.

A missão do programa é garantir que todas as crianças piauienses consigam ler e compreender textos de complexidade adequada à sua idade, com acompanhamento até o 5º ano, isso até os 8 anos de idade.

Para 2015, o Palavra de Criança será ampliado para as séries iniciais do Ensino Fundamental. “Antes, o foco era a alfabetização até o 3º ano do Ensino Fundamental. Agora, temos um olhar também até o 5ª ano do Ensino Fundamental, para fazer um acompanhamento mais prolongado desses alunos”, explica Rui Aguiar.

Em 2008, cerca de 60% das crianças nesta faixa apresentavam este problema. Já em 2013, o levantamento do Governo Federal apontou que, em média, 70% das crianças nos municípios envolvidos conseguiram ultrapassar as metas de leitura e compreensão de textos.